5 ITENS QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU ORÇAMENTO DE TI

 em Gestão de TI

Nos últimos anos, a Tecnologia da Informação ganhou uma enorme importância nas empresas, deixando de ser um apenas um fornecedor de recursos para se tornar uma peça-chave no desenvolvimento das corporações. Hoje, TI é essencial para sustentar e facilitar o crescimento das organizações, integrando serviços e soluções para conduzir os processos de mudança e inovação dentro das empresas.

Essa responsabilidade de TI — além de ser grande e complexa — precisa ser executada dentro de um orçamento limitado. Portanto, um bom orçamento de TI é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da empresa, além de ser capaz de otimizar os recursos e evitar vários contratempos.

Quer saber como realizar um orçamento eficiente? Então confira quais são os itens que não podem ficar fora do seu orçamento de TI:

1. Estações de trabalho

É importante considerar substituir os dispositivos que cada colaborador usa de tempos em tempos. Com o uso, é natural o desgaste de alguns componentes ou não suportem as novas aplicações. Além disso, se sua empresa planeja crescer, é necessário provisionar budget no seu orçamento para compra de novos equipamentos.

2. Servidores

Além de substituir os equipamentos cuja garantia está vencendo, é preciso lembrar de considerar no seu orçamento a ampliação da capacidade dos seus servidores. Garantir a performance das aplicações fornecidas aos usuários impacta diretamente na produtividade de todos.

3. Licenciamento

Cada fabricante tem seu modelo de licenciamento. No entanto, avaliar contratos de relacionamento permite reduzir consideravelmente o custo de renovação das suas licenças e flexibilizar a adição de novas. O licenciamento de softwares precisa ser considerado tanto para estações de trabalho como para servidores.

4. Investimento

Lembre-se de considerar no seu orçamento itens de investimento para sua estrutura: aqueles itens que sua empresa não tem, mas precisam ser comprados a curto prazo. Além disso, é importante considerar os projetos que pretende executar e a contração de outras empresas para realizarem serviços pontuais ou contratos.

5. Gestão de pessoas

Nesse item, considere os times de desenvolvimento, suporte, entre outros. Nesse caso, nem sempre contratar mais pessoas resolve o problema, mas saber priorizar e gerenciar as atividades vai te ajudar a identificar o que você realmente precisa.

 

Confira outras dicas para otimizar seu orçamento

  • Faça um inventário: mantenha o seu inventário de hardware e software atualizado, incluindo os servidores. Assim você poderá ver tanto a quantidade exata de dispositivos, quanto o que você tem instalado em cada equipamento.
  • Otimize suas licenças de software: use o seu inventário de software para saber não só o que você tem instalado, mas o que está sendo usado. Assim, você pode gerenciar e remanejar as licenças não utilizadas.
  • Controle a garantia dos dispositivos: tenha um controle do tempo de garantia de cada um dos dispositivos da sua infraestrutura. Contar com a garantia e o suporte do fabricante é um ótimo meio para reduzir custos com manutenção e manter os seus servidores funcionando nas condições ideais.


Quer saber mais? Confira nosso e-book gratuito sobre o assunto!

Preparamos um kit composto por uma e-book e uma planilha modelo para você planejar seu orçamento de TI. Clique e baixe gratuitamente.

Imagem principal: Freepik 

Recent Posts