5 vantagens da terceirização de serviços de TI

 em Gestão de TI

A alta competividade do mercado obriga a busca contínua por soluções que visam aprimorar o desempenho de sua empresa.

Em uma organização, há uma série de serviços que não integram sua atividade-fim e, apesar de serem importantes, tiram o foco daquilo que tem maior potencial de agregar valor para seu negócio.

O resultado desse cenário é uma procura cada vez maior pela terceirização de áreas, como a de limpeza, segurança e manutenção. Além de outras áreas mais tradicionais, como a de contabilidade e departamento pessoal.

Além desses serviços, é possível observar, também, uma forte tendência para a terceirização de TI por empresas de todos os tamanhos.
Se você ainda tem dúvidas se a terceirização é uma boa solução para sua empresa, confira suas 5 principais vantagens!

Terceirize serviços, colha vantagens

1. Diferentes perfis técnicos para diferentes problemas

Ao terceirizar um serviço, você conta com a experiência de mais de uma pessoa, com diferentes capacidades e habilidades, além de distintos perfis técnicos.

Isso é o que ocorre ao se contratar uma boa agência de marketing, por exemplo. Nesse caso, uma área é especialista em atendimento ao cliente, outra em planejamento e uma terceira se responsabiliza apenas por criação.

Algo impossível de se obter ao contratar um único funcionário, não é mesmo?

Com TI acontece algo semelhante, pois um profissional dificilmente conseguiria dominar sozinho todas as várias especialidades requisitadas por sua empresa.

Logo, a terceirização de TI é uma boa alternativa para eliminar ou prevenir os mais distintos problemas com tecnologia que sua empresa venha a ter.

2. Estrutura administrativa simplificada

Empresas com uma série de departamentos e setores tornam o processo de administração um desafio.

Alinhar e gerenciar as expectativas de cada um desses setores requer tempo e dedicação.

Além disso, os processos desses setores tendem a ser morosos, burocratizados e mais propensos a erros, o que afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados.

Com a terceirização, é possível simplificar sua estrutura, ganhar em produtividade e agilizar as respostas às mais diversas situações.

No caso da terceirização de TI, elimina-se a necessidade de criar mais um setor que precisará de ferramentas, processos, pessoa e gestão dedicada para produzir os resultados esperados por sua empresa.

Além de ter a certeza de que sua empresa será atendida por especialistas de maneira proativa e sempre que necessário.

3. Redução de custos inteligente

Adotar medidas que visem à redução de custos é uma obrigação de toda empresa que procura maximizar os lucros.

Essas medidas, contudo, não devem afetar sua capacidade produtiva, tampouco a qualidade de seu produto ou serviço.

Caso contrário, a suposta economia, em vez de contribuir, irá minar seus resultados.

A terceirização é um meio para aumentar a eficiência de uma área que não atinge diretamente sua atividade-fim, mas se for negligenciada irá prejudicar o core business da empresa.

Por isso, deve-se aliar a busca por redução de custos com a contratação de um parceiro confiável.

Ao contar com uma parceira que realize o gerenciamento de TI, por exemplo, você evita gastos com tempo ocioso.

Ela estabiliza o ambiente de TI e aumenta a disponibilidade do sistema, com isso, diminui os tempos de improdutividade dos demais setores.

Você aloca apenas o tempo necessário para resolver os problemas de sua empresa, sem precisar pagar o salário integral de um funcionário.

Ou seja, seu custo com a área estará diretamente associado à sua demanda por serviços e às necessidades de sua empresa.

4. Foco total onde importa

Sem o desgaste com atividades que apenas suportam sua atividade-fim, seu foco é mantido onde importa: suas demandas principais.

A terceirização de serviços proporciona a otimização do tempo em sua empresa, a redução da sobrecarga e a profissionalização dos processos.

Com ela, os colaboradores contratados por sua empresa serão direcionados às atividades mais estratégicas de seu negócio e você terá a certeza que profissionais terceirizados estarão disponíveis para dar suporte e apoiar as demais áreas.

Isso trará ganhos de produtividade para toda a sua equipe.

Esse é o caso da terceirização de TI. Você não precisará deslocar nenhum de seus funcionários para resolver problemas de informática, mas saberá que seu ambiente e usuários de TI serão atendidos por profissionais experientes e competentes.

5. Você mais próximo de seu empreendimento

O aumento do foco não está restrito apenas aos seus funcionários, mas também atinge você, dono da empresa.

Sem precisar resolver problemas genéricos, você estará mais presente para apoiar as principais tarefas e áreas de sua organização.
Além de permitir um melhor acompanhamento, você terá mais tempo para tomadas de decisões qualificadas.

O gerenciamento de TI é um importante aliado nesse sentido. As atividades da área são complexas, exigem certo grau de especialização e tomam tempo para execução, acompanhamento e gestão.

Com um time de especialistas à sua disposição, as soluções ocorrem em menor tempo e de forma assertiva.

Conclusão

A terceirização de serviços é uma realidade em empresas que buscam se destacar no mercado e alcançar o sucesso.

São diversas as vantagens, desde reduzir custos, ganhar mais agilidade, aumentar a produtividade e até permitir melhores decisões.

Limpeza, segurança e manutenção são áreas comumente terceirizadas, mas é possível fazer ainda mais com a terceirização de TI.

Aposte nessa ideia. Permita que sua empresa atinja os melhores resultados.

E a sua empresa, precisa de melhorarias com relação ao Suporte de TI? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como podemos te ajudar.

Até a próxima!

Recommended Posts