A tecnologia de armazenamento em nuvem nos possibilita gravar diferentes tipos de dados e informações através do uso da internet e, que, graças à sua flexibilidade e facilidade de acesso aos arquivos gravados de qualquer lugar, esta é uma solução que já vem se tornando cada vez mais presente nas empresas.

A praticidade com o que um usuário pode guardar arquivos, fazer uso de softwares sem necessidade de instalação, entre outras vantagens, faz com que o armazenamento em nuvem seja uma das soluções mais procuradas em ambientes corporativos para aumento de produtividade entre colaboradores.

Trouxemos nesse artigo os benefícios obtidos a partir do uso desta tecnologia para a sua companhia, além de quais os principais tipos de armazenamento. Acompanhe conosco e boa leitura!

O que é o armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem pode ser definido como uma solução que permite armazenar dados através do uso da Internet por meio de um servidor online de computação na nuvem.

Esse tipo de serviço dispensa a necessidade de gravação local em desktops, notebooks, Smartphones, entre outros, além de dispensar também a instalação de softwares ou aplicativos – disponibilizando tudo em um ambiente totalmente digital.

Esses sistemas de armazenamento são escalonáveis permitindo assim uma melhor adaptação às necessidades de armazenamento de dados, sendo acessados de qualquer lugar. Além de serem fornecidos sob demanda, eliminando a compra e o gerenciamento de infraestrutura própria, dando como garantia agilidade e resiliência.

Tipos de armazenamento em nuvem

Existem 3 tipos de armazenamento de dados na nuvem e que iremos apresentar a seguir. Cada um deles carregando consigo diferentes vantagens, dependendo de seu uso específico, a saber:

1. Armazenamento de arquivos
No armazenamento de arquivos, os dados são armazenados dentro de um diretório com uma informação única. Caso haja a necessidade de acesso a esse arquivo, o sistema precisa saber qual o caminho para encontrá-lo. Sendo, desta forma, organizados e recuperados fazendo uso de uma quantidade limitada de metadados que informam à máquina o local exato do arquivo. Esse tipo de armazenamento é perfeito para armazenar diversos arquivos complexos, além de possuir uma navegação relativamente rápida.

2. Armazenamento de objetos
No armazenamento de objetos, os dados são divididos em pedaços e distribuídos através de uma estrutura plana pela máquina. Nele, os arquivos são divididos em fragmentos e alocados em unidades em separado chamadas de objetos, com um identificador exclusivo e metadados que permitem sua localização. São armazenados em um único repositório, ao invés de um formato de arquivos em pastas ou blocos. Excelente para backup e recuperação de dados.

3. Armazenamento em blocos
No armazenamento em blocos, os dados são divididos em blocos, armazenados em pedaços separados, onde cada bloco de dados também recebe um identificador e metadados e que permitem ao sistema de armazenamento alocar os dados menores, por exemplo, em espaços específicos e mais convenientes. Geralmente, ele dissocia os dados do ambiente do usuário e os distribui entre vários ambientes necessários e mais adequados, podendo assim ser uma solução mais cara.

Principais benefícios do armazenamento em nuvem

Ao implementar a tecnologia de armazenamento em nuvem aplicando qualquer um dos tipos vistos acima, sua empresa passará a usufruir de uma série de benefícios com a área de TI. Listamos logo abaixo os principais:

  • Redução de custo total de propriedade
  • Menos dispositivos em arsenal corporativo
  • Escalabilidade de negócios
  • Menor tempo de implantação ao dispensar instalações de softwares
  • Maior segurança de dados e gerenciamento de informações
  • Projetos colaborativos com personalização total de recursos.

E você, precisa saber como superar os desafios em sua empresa aplicando a solução citada no contexto específico de sua PME?

Trabalhe com um parceiro de TI especialista que tome os devidos cuidados com toda a sua infraestrutura de TI, entregando resultados práticos e ainda permitindo que o seu gestor foque no negócio principal de sua empresa.

Nos envie uma mensagem contando seu cenário, teremos o maior prazer em apresentar soluções estratégicas para seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!