CICLO DE VIDA MICROSOFT

 em Gestão de TI

A Microsoft tem uma política de ciclo de vida para seus produtos que garante no mínimo 10 anos suporte, esse período é divido em duas fases:

A primeira fase de suporte tem a duração de 05 anos a partir do seu lançamento oficial do produto e é chamado “Suporte base”. Durante esse tempo a Microsoft continua desenvolvendo não apenas correções mas também a evolução do produto até o momento onde geralmente é lançado um Release 2 que inclusive é incorporado ao nome do produto, como exemplo; Windows Server 2012 R2.

Nessa fase você pode ter suporte a incidentes sem custo, suporte a incidentes pago, suporte com custo calculado por hora ou suporte reivindicando a garantia e também a possibilidade de solicitar uma atualização não relacionada à segurança.

Passados então os primeiros 05 anos, entra na segunda fase que é chamado de “Suporte Avançado” com o mesmo tempo de duração.

Durante essa fase a Microsoft não aceitará mais solicitações de suporte de garantia, de alterações de design ou novos recursos. As atualizações de segurança ainda são disponibilizadas sem custo adicional. Solicitação de hotfix não relacionado a segurança poderá ser solicitado porém com custo adicional.

Veja nessa tabela um comparativo entre as duas fases de suporte:

CICLO DE VIDA MICROSOFT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dois pontos importantes:

Primeiro –  Tanto na fase de Suporte Base como Suporte Avançado pode ser necessário a adesão a um programa de manutenção para receber os benefícios de suporte citados.

Segundo – Como parte do esforça da Microsoft para aprimorar continuamente seus produtos, é criado um pacote com atualizações e correções de problemas conhecidos, e a esse pacote da-se o nome de Service Pack. Para garantir todos os benefícios, independente da fase de suporte é requisito que seus produtos tenham o ultimo service pack instalado, caso contrário, você poderá não ter suporte mesmo que o produto esteja em uma das fases mencionadas.

Consulte o ciclo de vida Microsoft separado por família de produto

Recent Posts