VEJA ALGUMAS DICAS PARA TONAR A ÁREA DE TI UMA PEÇA-CHAVE NA SUA EMPRESA

 em Gestão de TI

Apesar de a tecnologia estar hoje praticamente intrínseca em nosso cotidiano pessoal e profissional, muitas empresas ainda enxergam suas áreas de TI (Tecnologia da informação) como meramente operacionais — o que é um grande equívoco.

Com as constantes evoluções tecnológicas, é indispensável otimizar processos e contar com profissionais ou empresas terceirizadas qualificados, que entendam a importância das tecnologias para a escalabilidade e sucesso dos negócios, reduzindo custos, aumentando a eficiência, a segurança e a produtividade de colaboradores e suas respectivas responsabilidades ao prover a infraestrutura necessária, bem como otimizar processos. Veja algumas dicas de como aproximar a área de TI com a área de negócio e se tornar uma peça-chave para o crescimento da empresa:

Garanta a infraestrutura adequada para a produtividade de seus colaboradores

Uma das funções da área de TI de uma empresa diz respeito à questão de infraestrutura. Isso não implica apenas na escolha dos computadores que serão utilizados por seus funcionários, mas também toda a questão de redes e servidores, garantindo que todas as atividades e dados gerados sejam devidamente documentados e armazenados. Além disso, ela provê facilidades de acesso aos documentos e informações de forma rápida, quando bem estruturada.

Tudo isso propicia a infraestrutura necessária para que seus colaboradores ganhem agilidade na execução de suas tarefas de rotina, além de evitar que toda a empresa, ou sua rede, fique ociosa por estar “fora do ar” — o que garante que você não tenha prejuízos por falta de produção.

Auxílio na escolha das ferramentas adequadas para as necessidades de sua empresa

Além das questões referentes a infraestrutura, a área de TI, quando estratégica, tem uma função muito importante no auxílio da escolha das ferramentas mais adequadas para suprir as necessidades de seu negócio. Ou seja, para orientar quais as soluções mais indicadas para o seu negócio.

Isso não apenas em relação aos recursos e funcionalidades. Afinal, cada área possui uma especificidade e ninguém mais indicado que os gerentes e funcionários de cada uma para sinalizar as necessidades que possui. Contudo, compete aos profissionais da área de TI orientarem o nível de flexibilidade para adequação das funções dos sistemas aos processos da empresa.

Além disso, é essa a área que conseguirá auxiliá-lo em relação à implantação do software, como custo de infraestrutura necessária, por exemplo, e até mesmo no apoio da definição ou reestruturação de processos com o auxílio da ferramenta.

Certifique-se de que as suas informações estão seguras

Hoje, quem tem informação e sabe utilizá-la estrategicamente, de maneira ágil, sai na frente da concorrência. Por isso, contar com uma área de TI qualificada, seja ela interna ou terceirizada, garante a proteção necessária dos dados e informações de sua empresa, evitando invasões na rede e o vazamento delas por meio da elaboração e execução de políticas de segurança.

E você, como vê a área de TI em sua empresa hoje? Como acredita que ela poderia contribuir para resultados efetivos e expressivos na organização? Não deixe de compartilhar suas opiniões conosco por meio dos comentários abaixo.

Aproveite para baixar o nosso Guia Completo para Planejar seu Orçamento de TI e aprender como transformar essa área em uma fonte estratégica para o seu negócio!

 

Recent Posts