O setor de TI, segmento em constante evolução, onde tudo muda muito rápido acaba por transformar cada vez mais a dinâmica de nossa sociedade ao permitir interações ainda mais rápidas e eficientes. E a tecnologia, como protagonista neste cenário, vem destacando grandes desafios nas PME’s (pequenas e médias empresas).

De fato, a empresa que não investir em TI poderá seguir com uma série de dificuldades em seus diferentes setores. É preciso encarar as melhorias que um investimento assim traz, não como um custo para a companhia, mas sim, como um fato determinante para o alcance de benefícios nos negócios.

E para facilitar a vida do gestor da área, preparamos neste artigo quatro dos maiores desafios ao se gerenciar a TI em PME’s que, bem aplicadas, trarão ganhos operacionais e redução de custos. Confira!

Os 4 desafios de TI para pequenas e médias empresas

Uma tarefa não tão simples assim, o gerenciamento da infraestrutura de TI em PME’s, vem gerando muitas dores de cabeça aos gestores, que têm a necessidade de entender a lógica de se reduzir custos e aumentar a produtividade dos recursos no negócio da empresa.

Listamos logo abaixo os quatro maiores desafios que as pequenas e médias empresas têm que superar para se destacar de forma eficaz e efetiva, com a estratégia de negócios certa, a saber:

1. Aumentar a disponibilidade dos serviços

O aumento da disponibilidade dos serviços entra como um dos desafios mais eficientes na redução de custos. Principalmente ao se fazer uso de Cloud Computing (Nuvem).

Áreas muitas vezes esquecidas, como cloud computing, virtualização e mídias sociais, não podem ser deixadas de lado de maneira alguma pelas PME’s. Essas áreas de empresas de sucesso, são essenciais de forma para se manter a competitividade de uma organização a longo prazo.

Investir nessas áreas gera aumento na produtividade e amplia a margem de lucro de uma companhia, compensando as despesas efetuadas na área de gestão da informação.

Vantagens da Computação em Nuvem:

  • Aumento da disponibilidade dos serviços
  • Melhoria da governança de TI
  • Escalabilidade
  • Acesso às informações de forma mais eficiente, de qualquer lugar com acesso à internet
  • Tomada de decisões mais rápidas, gerando novos negócios
  • Aumento de produtividade, ao permitir que os gestores se dediquem ao core business

2. Garantir a continuidade de negócio

A garantia de continuidade do negócio é um desafio que pode ser resolvido com a adoção da solução de backups e Disaster Recovery Plan (Plano de Recuperação de Desastres, em português).

Ter em mente esta necessidade, é um dos maiores desafios em TI para pequenas e médias empresas.

Desenvolver, programar e realizar planos adequados de backup e de recuperação de dados, de preferência combinada ao serviço de um parceiro especializado, pode manter sua rede segura e estável o tempo que for preciso, garantindo uma produtividade constante, não afetando os resultados obtidos.

3. Aumentar a produtividade

O aumento da produtividade é um desafio que está diretamente ligado ao uso de ferramentas e de sistemas eficientes e, claro, estáveis.

Uma boa gestão de TI garante aumento na produtividade, isso é fato garantido, porém depende do desenvolvimento de um bom plano de gerenciamento ao se adotar ferramentas modernas de ERP (Sistemas de Gestão Empresarial) com alta capacidade de integração de informações.

Uma excelente recomendação para esse desafio é o de recorrer a algum parceiro de TI de excelência no mercado, que seja capaz de entender e diagnosticar as principais necessidades na gestão da TI da sua empresa e ser capaz de fornecer as melhores soluções!

4. Garantir a segurança da informação

A garantia de segurança dos dados é um dos desafios que mais requer atenção, pois não estamos falando só dos dados de sua empresa, mas de informações pessoais de clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio, entre outros.

Os riscos em segurança de TI vão desde ataques cibernéticos a completa perda de dados por falhas de sistemas ou danos de hardware.

E algumas formas de proteger seu patrimônio virtual é investir em criptografia de dados, monitoramento remoto constante, além de backups (conforme já citamos no item anterior). Até mesmo contar com uma consultoria especializada nesses serviços.

Quer saber como superar os desafios aplicando as soluções citadas no contexto específico de sua PME? Trabalhe com um parceiro de TI especialista que tome os devidos cuidados com toda a sua infraestrutura de TI, entregando resultados práticos e ainda permitindo que o seu gestor foque no negócio principal de sua empresa.

Nos envie uma mensagem contando seu cenário, teremos o maior prazer em apresentar soluções estratégicas para seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!