A internet cai toda hora? Saiba o que fazer!

 em Gestão de TI

A web, hoje, é uma das principais ferramentas de trabalho das empresas, seja na comunicação ou na realização de processos.

Para que não ocorram atrasos e o padrão de produtividade seja mantido, é fundamental uma conexão estável.

Se sua empresa sofre com a internet que cai toda hora, confira como enfrentar o problema!

Como lidar com a internet que cai toda hora

Os provedores de internet brasileiros cobram caro por um serviço que, muitas vezes, não atinge nossas expectativas.

Esse cenário é propiciado por um mercado altamente concentrado. Apenas três empresas retêm 61% dos usuários do país.

Sendo assim, é importante pensarmos em soluções para nos prevenirmos das quedas constantes de conexão, ainda que não haja uma melhoria na qualidade da oferta dos provedores de internet.

Veja 5 dicas.

1.Adeque provedores e planos

É importante procurar o melhor provedor possível e com um plano adequado às suas necessidades.

Planos residenciais, por exemplo, contam com limitações incapazes de atender o público corporativo.

Nesse cenário, o uso é intenso e, geralmente, por um número maior de pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Outra questão é a escolha de um bom provedor. Ele deve atender a três principais critérios para ser selecionado por sua empresa:

• Reputação do provedor – pesquise na internet, nas redes sociais ou até fale com atuais clientes para verificar o que as pessoas comentam sobre os serviços ofertados pelo provedor: há interrupções constantes? As interrupções são justificadas? As manutenções são programadas ou ocorre em horário comercial? A velocidade contratada é constantemente entregue pelo provedor ou há fortes oscilações?

• Disponibilidade de velocidade – analise se dentre os planos oferecidos para o endereço de sua empresa existe um adequado às suas necessidades. Não é incomum que um provedor atenda seu endereço, mas não tenha um plano adequado ao seu consumo. Vale também conferir quais outras vantagens a empresa proporciona.

• Qualidade do atendimento – Ao falar com os clientes ou pesquisar sobre a empresa, busque também informações sobre a agilidade do suporte técnico em resolver possíveis problemas.

A principal tarefa na etapa de contratação é equacionar a velocidade do link contratado às necessidades da empresa. A equipe de suporte técnico pode ajudá-lo nessa atividade!

2. Equipamentos de qualidade fazem a diferença

Contar com roteadores e repetidores de qualidade que realizem a cobertura adequada do espaço também é uma medida importante a adotar.

A popularização dos dispositivos móveis torna, hoje, o Wi-Fi o principal meio por onde é realizada a conexão com a internet.

A rede sem fio é naturalmente mais lenta que a cabo. Por isso, é fundamental equipar-se com o melhor.

Existem outras duas dicas que podem apoiá-lo a manter a performance de sua conexão de internet:

• Use cabos de rede sempre que possível e deixe o Wi-Fi para ser usado esporadicamente, como quando o colaborador não estiver em sua estação de trabalho.

• Smartphones, tablets e outros dispositivos podem utilizar uma rede secundária, de “Visitantes”, inclusive com um plano de menor capacidade. Por exemplo, hospitais e outros espaços públicos quase sempre liberam uma rede “GUEST”com acesso “livre” para seus visitantes.

3. Fique de olho nas configurações

Também é importante ficar atento às configurações do hardware de rede de seus computadores.

Caso haja falhas nesse componente ou ele esteja desabilitado, nem mesmo os melhores planos de internet ou equipamentos de rede manterão sua conexão ativa, não é mesmo?

4. Use um link de redundância

Para evitar instabilidades e indisponibilidades da conexão, há a opção de contratar um link de redundância. Assim, quando o link principal falhar, o secundário entrará em ação.

O suporte técnico pode configurar sua rede para utilizar de forma automática o link secundário, quando o principal cair e para retomar o provedor principal, assim que ele ficar disponível novamente.

Esta é uma ótima opção para empresas que dependem da internet para realizar a maioria de suas tarefas, pois evita interrupções no trabalho de seus colaboradores e aumenta a disponibilidade da internet.

5. Gerenciamento de TI como apoio

O principal pré-requisito para ter uma boa conexão de internet é a contratação de um plano adequado para sua empresa. Contudo, o gerenciamento de TI é um importante aliado na manutenção de sua qualidade.

Com profissionais especializados, os serviços gerenciados de TI garantem configurações corretas às máquinas e equipamentos de rede, facilita a interface entre sua empresa e os provedores de internet e agiliza a resolução de problemas, por meio do monitoramento de sua conexão.

Além disso, o gerenciamento de TI busca compreender as necessidades de cada negócio para oferecer uma consultoria e indicar as melhores soluções, planos e provedores para cada empresa, por exemplo.

Não deixe que a internet mine a produtividade da sua equipe.

Com os cuidados sugeridos, você minimiza os problemas de queda de conexão e obtém os melhores resultados para sua empresa!

Gostou deste artigo? Fique atento ao nosso blog para mais informações sobre gerenciamento de TI.

Postado por: www.suporti.com

 

Recommended Posts