Geralmente é comum a dúvida sobre licenciamento de software e sua relevância entre os gestores de empresas. Com o devido licenciamento, os benefícios que proporcionam às companhias são amplos e podem garantir impactos realmente positivos no desempenho de operações, porém, a sua falta pode acarretar na implicação de fiscalização e multas.

Alguns donos de empresas simplesmente ainda não acham necessário o uso de softwares licenciados em seu negócio, alegando que cópias do mesmo produto fariam tarefa igual por um custo mais baixo ou até mesmo à custo zero.

É melhor repensar essa ideia, pois é plenamente recomendado adequar o custo à real necessidade!

Preparamos um artigo com algumas razões que irão ajudar a entender melhor como o licenciamento de software é positivo para uma organização, além de trazer na bagagem diversos benefícios. Confira a seguir!

A Importância das Licenças de Software

Algumas empresas preferem não abrir os olhos quando o assunto é aquisição de softwares com o devido licenciamento. O problema é que, ao fazer isso, ela corre o risco de expor seus sistemas operacionais a ataques de cibercriminosos e permitir que, vulnerabilidades como falta de atualizações e suporte, possam trazer outros malefícios aos arquivos e informações sigilosas.

Possuir uma licença de software, como uma Licença Windows, além de garantir a originalidade do mesmo, há também a garantia de segurança das informações, como também a certeza de que aquele produto foi criado e desenvolvido de forma lícita, respeitando questões jurídicas e dando credibilidade à imagem da marca através dos termos e condições contidos no produto.

A não utilização dos termos da licença, por lei, acaba sendo classificada como uma ação de pirataria, podendo incorrer em sérias acusações contra a empresa, como apropriação indevida de informações, além de onerosas multas pela aquisição do software sem licença.

Abaixo trouxemos três dos principais benefícios que a aquisição de uma licença trará ao seu negócio:

  • Garantia de atualização periódica do software, garantindo a proteção e a segurança dos dados
  • Acesso e direito ao suporte técnico especializado, contando com serviços qualificados
  • Maior segurança para a empresa e para o cliente, não expondo dados pessoais a cibercriminosos

5 Razões para a aquisição de softwares licenciados

1. Atualizações constantes do produto

Com a aquisição de softwares licenciados, as atualizações ocorrerão de forma constante, trazendo menos bugs ou problemas de funcionamento aos seus sistemas operacionais. Pois, ao contrário disso, ao se fazer uso de softwares sem licenças, a realidade seria outra: programas travando constantemente, perda de arquivos e até mesmo falhas de hardware devido ao mau funcionamento dos equipamentos.

2. Pacotes de segurança periódicos

Uma das razões de se obter a licença vem do fato que, de forma periódica, pacotes completos de segurança com correções e melhorias do sistema são liberados pelo desenvolvedor e fabricante com o intuito de garantir mais segurança e proteção extra aos programas, protegendo-os contra as ameaças cibernéticas que evoluem dia após dia.

3. Melhor desempenho aos programas

Softwares licenciados trazem a garantia de um melhor desempenho e execução, com menos – ou nenhuma – falha ou outros problemas que venham a comprometer o trabalho de todo um time – ou vários times – de colaboradores.

4. Maior produtividade para uma rede de dados

Devido sua maior estabilidade, segurança e robustez, os softwares licenciados evitam perdas de dados e informações valiosas para a empresa, e garantem assim o funcionamento correto de todos os processos atrelados a ele.

5. Suporte técnico especializado

Garantia de poder contar com um melhor suporte em serviços qualificados para resolução de eventuais problemas e o apoio técnico de profissionais capacitados para ajudar sempre que necessário. E ainda capacitar os colaboradores sobre as melhores práticas dentro da área de atuação da licença.

Em resumo, poder contar com todos esses benefícios ao se adquirir os legítimos licenciamentos de software para o seu negócio e ainda combater a pirataria, é um passo bem dado para o sucesso sem esforço dentro dessa selva tecnológica de hoje!

A disponibilização de licenciamentos de software menos complicados e a prestação de um suporte total e adequado aos seus usuários, continuará sendo uma das metas destes fornecedores de programas corporativos.

Para lidar com os desafios de TI, trabalhe com um parceiro de TI especialista como a SuporTI, que tome os devidos cuidados com a Segurança de suas Informações.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!