Em meio a uma era de plena transformação digital, não podemos esquecer da importância da segurança da informação e segurança de TI, conceitos que normalmente são confundidos nas empresas, embora sejam diferentes na prática.

É comum esse tipo de equívoco! Sim, até mesmo profissionais de TI como gestores e analistas o cometem. E esse tipo de ‘confusão’ com suas definições pode levar equipes de TI a se sentirem inseguras na hora de resolver problemas ou propor soluções.

Desta forma, é imprescindível entender as finalidades da segurança da informação e da segurança de TI para que os recursos da companhia sejam alocados corretamente.

Esclareceremos então as diferenças entre essas práticas, pois já deu para perceber o risco ao qual este tipo de engano pode levar a um negócio por completo. Confira tudo lendo nosso artigo!

Diferenças entre segurança da informação e segurança de TI

Se por um lado a segurança da informação pode ser vista com o objetivo de proteger os dados e informações corporativas contra ameaças de ataques e outros riscos, a segurança de TI é direcionada a manter a segurança dos sistemas operacionais e da infraestrutura de TI de uma organização. Veja as definições de cada uma:

O que é segurança de TI?

A segurança de TI pode ser entendida como tendo um papel bastante estratégico para as empresas, justamente pelo fato de se tornar responsável pelo gerenciamento de toda infraestrutura de TI, tanto física como de dados.

Confira alguns exemplos dos componentes ativos essenciais para o bom funcionamento de um negócio e que fazem parte da segurança de TI, a saber:

  • Computadores, notebooks e outros dispositivos
  • Sistemas de bancos de dados
  • Servidores
  • Provedores
  • Data centers
  • Serviços de proteção de dados

Como vimos, diferentemente da segurança da informação, fica restrito aos sistemas de informática e seus componentes operacionais.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação pode ser definida como sendo destinada à proteção de todo um conjunto de dados de uma empresa ou de uma pessoa física, de forma a garantir sua integridade, não expondo ou corrompendo suas informações de valor.

Informação essa que pode ser entendida como qualquer conteúdo ou dado que tenha importância de valor corporativo ou pessoal.

Comparando com a segurança de TI, a definição de segurança da informação envolve um conceito muito mais amplo e que, por isso, muitas vezes acaba por confundir-se com a primeira.

A ideia principal aqui é proteger todos esses documentos e seus meios de armazenamento a partir de políticas de gerenciamento de segurança regidas por melhores práticas!

E quais são as características básicas da segurança da informação?

Os atributos ou características básicas da segurança da informação são os seguintes, segundo padrões internacionais:

  • Confidencialidade: limita acesso a informação apenas às entidades legítimas e autorizadas pelo proprietário daquela informação
  • Integridade: garante que a informação editada se mantenha fiel e com todas as características originais delegadas pelo proprietário da informação
  • Disponibilidade: mantem a informação sempre disponível para seu uso legítimo

Conseguiu perceber a diferença entre segurança da informação e segurança de TI? Se precisar de soluções em Segurança de TI ou qualquer ajuda no tema, conte com a SuporTI.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!