O mundo dos negócios está cercado pela tecnologia, e é por essa razão que, quando se trata de TI, é impossível imaginar uma empresa que opere sem o uso dos serviços que uma empresa especialista no assunto possa trazer de diferencial para o sucesso de seu parceiro.

Poder contar com uma empresa de TI como parceiro de negócios pode ser sinônimo de competência na obtenção de melhores resultados e resolução de problemas complexos. Sua empresa ganhará muito em agilidade, sabia disso?

Na nossa matéria, mostraremos o que uma empresa de consultoria em TI faz exatamente, além de quais os principais motivos podem levar a querer contratar uma! Entenda como ela pode contribuir com o desenvolvimento de uma estratégia que otimize ainda mais seu negócio.

O que é e como funciona uma consultoria de TI

Primeiro, podemos começar afirmando que uma empresa especializada em TI possui um quadro de profissionais capacitados e certificados nas mais diferentes áreas da tecnologia. Dessa forma, a empresa parceira (ou contratante) garantirá acesso a variadas soluções em TI. Ponto positivo!

A consultoria pode ser contratada para prestar um serviço de suporte completo, agendar backups de dados de clientes e fornecedores, e até mesmo gerenciar sua infraestrutura de TI auxiliando na aquisição dos equipamentos de ponta, enquanto você se dedica ao core do seu negócio.

Uma empresa contratante, pois mais que tentasse, não conseguiria dominar de forma absoluta os diferentes temas relacionados à sua TI, como: protocolos, infra, aplicativos e plataformas — isso é assunto para um especialista, concorda?

Por que contratar uma consultoria assim?

Ficou ainda mais claro agora entender o motivo de se optar por uma empresa de TI, não é mesmo? Listamos abaixo 4 motivos e suas principais vantagens agregadas ao seu negócio, a saber:

1. Identificação e correção de desperdícios

Com a não necessidade em contratar, treinar e manter profissionais especializados na folha de pagamento e que não façam parte do foco do negócio, muitas empresas contratantes ganham (e muito!) ao optar por uma consultoria especialista em TI.

A consultoria é capaz de identificar problemas que com o tempo podem passar despercebidos para a empresa, e ainda sugerir a renovação de tecnologias e metodologias que provavelmente não surtem mais o mesmo efeito e que ainda demandem altos custos de manutenção.

Assim, após identificado o problema ‘gargalo’, ainda é possível corrigi-lo traçando uma estratégia de aplicação de melhorias e reposicionando os recursos onde eles realmente são necessários. Pensando a médio prazo, o custo benefício e os ganhos podem ser enormes.

2. Aumento dos níveis de segurança

Se a sua empresa trabalha com um volume enorme de dados, pode ser que seja absolutamente necessário a proteção dessas informações contra ataques cibernéticos, ou mesmo desastres físicos e falhas de software.

E como hoje, a informação é um dos bens mais preciosos de um negócio, todo o cuidado com estes dados deve ser essencial e que precisa ser protegido adequadamente.

Uma consultoria especialista irá atuar com a aplicação de os protocolos e as medidas de segurança de dados mais atuais de forma a guardar arquivos e dados para que eles estejam íntegros no momento em que sua empresa precisar recuperá-los, ficando os desafios mais fáceis de serem superados.

3. Inovação e estrutura sempre atualizada

Com o intuito de garantir que os processos e todas as ferramentas utilizadas em uma empresa estejam em constante atualização com o que há de mais inovador no mercado, faz-se necessária sua verificação e renovações.

A consultoria em TI vem, neste caso, associada ao aperfeiçoamento destas tecnologias, aumentando e ampliando a competitividade sustentável de negócio da contratante ao não ter que passar por longos períodos de defasagem operacional.

4. Melhoria contínua e produtividade

Com uma consultoria especializada, a empresa contratante garante que sua infraestrutura esteja otimizada e seus SLA’s (Acordo de Nível de Serviço, em português) sejam prontamente cumpridos, com tarefas passando a ser executadas de forma automática.

Assim, com os processos automatizados, o ciclo produtivo acelera e melhora a qualidade dos produtos e serviços entregues. Custos envolvidos na correção de falhas são diminuídos, e todos ganham em produtividade.

De forma geral, uma consultoria especialista em TI pode ser aproveitada como um grande trunfo pela contratante como a estratégia certa de se manter sempre à frente da concorrência nos negócios da sua área.

Trabalhe com um parceiro de TI especialista como a SuporTI, que tome os devidos cuidados com a Segurança de suas Informações, com o Licenciamento devido de Softwares, e com o suporte certo toda a sua infraestrutura de TI, entregando resultados práticos e ainda permitindo que o seu gestor foque no negócio principal de sua empresa.

Nos envie uma mensagem contando seu cenário, teremos o maior prazer em apresentar soluções estratégicas para seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!