Estamos vivendo a era do conhecimento, e uma boa gestão com inovação para empresas não fica apenas na categoria de qualidade dos produtos, serviços, atendimento ou modernização de processos, mas, principalmente, de um excelente conhecimento!

Liderar é uma habilidade que requer conhecimento adquirido e orientação adequada, e que pode ser desenvolvida com o tempo. Porém, se mesmo assim você acredita que o senso e o dom de liderança já estão no seu DNA, sem problemas! Ainda assim existem mecanismos para aperfeiçoar ainda mais este seu talento nato.

Os livros sobre gestão para empresas ganham um papel bastante importante neste processo de conhecimento e aprendizado, além da internet, que já vem a ser uma ferramenta muito utilizada pelo gestor na rotina do dia a dia.

Listamos 5 títulos contendo os melhores conteúdos em gestão para empresas e que você precisa ler. Faz tempo que você leu um livro? Então, é chegada a hora de se atualizar e descobrir o que cada um deles tem de bom a oferecer para você e sua empresa. E boa leitura!

Livros de gestão para cargos de liderança

Seja qual for o seu nível de conhecimento em gestão, não deixe de conferir estes 5 livros que separamos bastante indicados a gestores que procuram evoluir sempre mais. Confira:

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Autor: Dale Carnegie

Esse clássico, escrito em 1936, que fala sobre a arte do relacionamento já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo mundo. Já pode ser tido como um dos livros mais lidos da história.

O autor, Dale Carnegie, nos conta que o sucesso financeiro de uma empresa não depende de know-how, pois 85% deste sucesso é fruto de nossa capacidade de comunicação, liderança e entusiasmo dentro de um time.

Best-seller garantido como um dos melhores livros de gestão, e que não pode faltar na cabeceira de um gestor!

Não tenha medo de ser chefe – Autor: Bruce Tulgan

Nesse título, o autor Bruce Tulgan (famoso consultor de líderes empresariais), nos explica um pouco sobre a função do líder e a forma como as pessoas acabam distorcendo suas funções e dando uma má interpretação.

Consequentemente, um gestor acaba por se sentir inseguro na função de líder, precisando de conselhos práticos sobre determinadas decisões a tomar. Gerando assim um grande problema de gerenciamento limitado e que acaba por afetar toda a escala de comando.

A ideia principal do livro é fazer com que os gestores abracem seu papel central, oferecendo às suas equipes uma melhor liderança. A forma como são descritas as ideias, desconstrói uma série de mitos, permitindo ao leitor uma nova visão de seu gerenciamento.

O livro de ouro da liderança – Autor: John C. Maxwell

Esse livro de John Calvin Maxwell (escritor cultuado entre os principais gestores mundiais) é um guia completo para o treinamento de líderes. Contém exemplos práticos e cenários do líder dentro de uma equipe.

Sucesso de vendas na área de negócios, a ideia principal do autor é mostrar que a função básica em toda e qualquer liderança é a de amplificar a vontade de se tornar um líder entre os membros de um time.

Algo como, seja mentor e transforme outros líderes!

Inteligência Emocional – Autor: Daniel Goleman

A ideia principal deste título gira sobre em torno do equilíbrio necessário entre as seguintes partes do nosso cérebro: a responsável pela lógica e a responsável pelas emoções.

Daniel Goleman também traz através de exemplos práticos e cenários do nosso dia a dia, uma visão bastante interessante sobre como o controle das emoções é fundamental para nosso desenvolvimento. A empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro são uns dos pontos chave deste exercício.

Esse livro pode ser um diferencial para o sucesso inteligente de um gestor.

Gestão estratégica da Tecnologia e da Inovação – Autor: Clayton Christensen

Esse título nos traz uma seleção bastante inteligente sobre assuntos relacionados à inovação, tanto do ponto de vista do gestor quanto da empresa.

Bingo! A leitura perfeita para quem já faz parte ou pretende entrar no mundo corporativo unindo TI e excelentes dicas de transformação digital através de estratégias bastante didáticas para gestão corporativa. O autor faz isso com maestria, seja apresentando teorias ou com exemplos de novas tecnologias aplicadas à gestão e inovação nas empresas.

Munido dos livros citados e sabendo tomar boas decisões, o empreendedor ou gestor terá a ajuda necessária para evoluir na sua gestão, com a empresa crescendo junto!

Gostou do conteúdo com dicas de livros de gestão? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!