A transformação digital está cada dia mais acelerada, se modificando com frequência e tornando a nossa relação com a tecnologia mais presente. Dessa forma, as empresas ficam ainda mais dependentes de inúmeros recursos que podem comprometer sua segurança de TI.

Com novas ferramentas surgindo a cada instante, se torna imprescindível aos empreendedores prepararem planos estratégicos em sua infraestrutura de forma a garantir a segurança, privacidade e disponibilidade de seus dados.

Investindo em segurança de TI, sua empresa previne problemas que podem comprometer imagem e credibilidade. Mas quais são os benefícios para quem está pensando em tomar ações e ter sua empresa mais segura nesse sentido? Quais cuidados devem ser tomados? Por onde começar?

Nesse post falaremos da importância desse tipo de estratégia de preservar sua marca e também evitar prejuízos financeiros.

Quais são os benefícios ao se investir em segurança de TI?

Com o avanço tecnológico, administrar toda a base de informações de sua empresa se tornou uma tarefa essencial, e quem sabe até obrigatória, para quem deseja assegurar a preservação de informações sigilosas no desenvolvimento de uma organização.

Separamos abaixo 4 principais benefícios sobre a importância de se investir na segurança de TI:

  • Proteção a ataques e vulnerabilidade: os ataques cibernéticos estão em evidência e entre as principais preocupações das empresas. Portanto, não investir na segurança de sua infraestrutura de TI deixa o caminho livre para que hackers possam rastrear dados, instalar malwares e corromper arquivos sigilosos de sua organização. Se prevenir contra qualquer tipo de ataque cibernético é indispensável.
  • Mecanismos e ferramentas de proteção: investir em sistemas de backups, antivírus, analisadores de tráfego e detectores de malwares são algumas destas ferramentas capazes de preservar dados e assegurar a autenticidade de suas informações. Além de treinamentos de colaboradores e contratação de profissionais responsáveis pela gestão da infraestrutura de TI da sua empresa.
  • Garantir o funcionamento dos recursos necessários: manter todos os recursos importantes funcionando corretamente não é apenas garantir a proteção de dados e arquivos eletrônicos. Mas ir além, como criar um nível de segurança necessário através do investimento em data cCenters para proteção contra incidentes como alagamentos ou incêndios, salas de acessos restrito a colaboradores da área de TI e outras pessoas autorizadas, e até mesmo na compra de equipamentos de segurança como nobreaks.
  • Preservar as informações sigilosas: não apenas proteger, mas preservar as informações de sua empresa, tornando possível consultá-las a qualquer momento e evitando o vazamento de informações sigilosas. Impede também que sejam acessadas por pessoas não autorizadas. Assim, todas as transações realizadas por sua empresa ficarão preservadas.

A segurança das informações de sua empresa de fato precisa ser levada a sério. E o fato de investir na proteção de dados através de um ambiente de TI seguro pode até mesmo salvar o seu negócio no futuro.

Cuidados a serem observados e aplicados

Segurança de TI é um conjunto de estratégias para administrar processos, recursos e políticas necessários para prevenir, detectar, documentar e contra-atacar ameaças a informação digital. Dessa forma, percebemos que tudo pode se tornar extremamente vulnerável se cuidados não forem tomados corretamente.

E com o intuito de evitar se deparar com cenários que comprometam a segurança das informações da sua empresa, citaremos abaixo algumas boas práticas que podem ser bastante úteis:

  • Manter antivírus sempre atualizados
  • Criar barreiras para proteção de rede (firewalls)
  • Avaliar constantemente a proteção das aplicações
  • Criptografar seus dados
  • Utilizar planos de recuperação (backups e outras ferramentas)
  • Criar uma Política de Segurança da Informação (boas práticas de segurança)

E aqui vai mais uma dica útil: é muito importante ter um suporte de TI adequado para se ter um trabalho produtivo e seguro em sua empresa.

Já está preparado para investir na sua infraestrutura de TI com segurança? Não espere pelo pior, evite que algo assim aconteça. Invista na segurança de TI para a sua empresa agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!