Quando o assunto é transformação digital, já sabemos que nenhum empreendedor ou gestor de TI deve ficar de fora das novidades que englobam o tema, de forma a levar sempre inovações e atualizações para sua empresa a ponto de prepará-la para os avanços tecnológicos.

Para que esse sucesso corporativo ocorra, cabe aos profissionais de TI estarem munidos de tendências sobre o setor e, claro, implementá-las da forma mais eficiente. E sem uma gestão de equipamentos perfeita, é impossível alcançar esse objetivo.

Trouxemos na nossa matéria, a importância de se manter os ativos de sua empresa atualizados e dicas de como cuidar de forma adequada da qualidade dos equipamentos, garantido a melhor gestão de seu parque de máquinas. Confira!

Importância da manutenção preventiva do Hardware

Já conhece aquele ditado que diz ‘prevenir é melhor do que remediar’? Sim, esse pensamento idealizado há muito tempo atrás, faz sentido em qualquer área que apliquemos. E com relação à manutenção preventiva de hardware, ele cai como uma luva!

O ponto chave de tudo isso é a necessidade de ser proativo, sendo extremamente vital priorizar a manutenção de suas máquinas para proteção de dados antes mesmo de qualquer planejamento estratégico de negócios.

Como? Através da implementação de ações e rotinas de manutenção preventiva de hardware, o responsável de TI consegue a redução de problemas nas máquinas e até mesmo de software, poupando tempo e dinheiro, e tornando ainda mais fácil a solução de possíveis problemas. Além de trazer algumas ações como benefícios, conforme abaixo:

  • Aumento da proteção de dados
  • Extensão da vida útil dos componentes
  • Melhoramento do desempenho de ativos
  • Redução do risco de falhas físicas

Fica então o alerta de que hardwares, softwares e demais estruturas de uma infraestrutura de TI podem não dar sinal de problema algum até serem levados ao limite, corroendo a eficiência de um negócio e provando mais ainda que a importância da aplicação de estratégias de rotinas de manutenção preventiva é primordial para qualquer companhia.

Dicas para uma manutenção preventiva eficiente

Como vimos, criar uma rotina bem desenhada de manutenção preventiva é uma tarefa essencial e que pode ajudar uma empresa na economia de tempo e dinheiro para o caso de futuros prejuízos em equipamentos.

Esse trabalho preventivo acaba sendo muito mais eficaz que grandes intervenções de tempos em tempos. Listamos algumas dicas que podem fazer a diferença! Veja:

  1. Mantenha os softwares atualizados, acrescentando funções que agilizem processos e que, principalmente, corrijam falhas ou brechas de segurança
  2. Crie um calendário de limpeza de hardware, garantindo assim que o tempo que se investe nesta forma de manutenção frequente será muito menor que aguardar para que um problema maior ocorra
  3. Monitore os colaboradores e invista em treinamentos, pois é preciso a consciência corporativa de que há a necessidade de se cuidar dos ativos diariamente
  4. Verifique a temperatura e a umidade do ambiente, implantando um sistema de ar condicionado bem gerenciado que aumente a vida útil de suas máquinas
  5. Diminua sua infraestrutura, apostando em modelos em Nuvem (IaaS)
  6. Opte pela terceirização, com um outsourcing focado em tecnologia

A ideia principal para um planejamento em manutenção preventiva, seja qual for a situação, é focar sempre em diminuir possibilidades de desastres futuros e garantir uma economia financeira ao se antecipar com os cuidados constantes.

E sua empresa, já cuida melhor e corretamente dos ativos em TI? Procure realizar estes procedimentos de forma a manter suas máquinas funcionando com o melhor desempenho esperado, e evite assim estresses desnecessários!

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!