O mundo dos negócios está no meio de uma transformação digital que envolve avanços tecnológicos que mudam a cada dia tudo o que conhecemos hoje, incluindo a forma com a qual adquirimos dados e informações sobre qualquer assunto.

Termos como Cloud Computing, Business Intelligence, IoT (Internet das Coisas), Big Data já estão cabeça e nas planilhas de todos os gestores do universo corporativo. Assim, ter que evoluir de forma a incrementar eficiência superando a concorrência e o próprio mercado, é desafio constante das empresas ao ter que lidar com todos os processos diretos de diversos setores, mesmo os de menor visibilidade!

Transformar para crescer. Esse é o novo lema empresarial e aqueles que não se adaptarem vão sentir na pele o prejuízo. Nesse contexto em que mudanças precisam acontecer muito rápido, o que o gestor pode fazer para levar a transformação digital para dentro do negócio? Quais são os ganhos para empresas que estão em fase de crescimento e precisam que isso aconteça de uma maneira acelerada? Confira em nosso conteúdo a seguir!

O que é Transformação Digital

A transformação digital é um processo de mudança estrutural no qual as empresas se utilizam da tecnologia e todo o meio digital a fim de melhorar todos os seus processos, trazendo aumento de alcance e melhores resultados. Em suma, trata-se de uma mudança estrutural onde o protagonista é a tecnologia investida e implantada.

Claro, uma mudança totalmente possível, pois há uma necessidade real de empresas se transformarem a fim de se adaptar a era digital. E quando falamos em transformação, não falamos em tempo futuro, mas em tempo atual!

Quais são os ganhos para empresas que estão em fase de crescimento

Citaremos aqui os benefícios para as organizações que estão em plena fase de expansão e precisam que isso aconteça de uma maneira acelerada em todos os seus setores.

Lembrando que a transformação digital representa também – juntamente com a mudança estrutural – uma mudança transcendental na forma de se trabalhar, além de um desafio que beneficia a todos.

Separamos oito dos ganhos mais relevantes e que não podem ser ignorados:

  • Simplificação e otimização dos processos de produção
  • Novas formas de comercializar produtos e serviços
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Criação de novos cargos e funções
  • Aumento do planejamento estratégico
  • Mudança (ou rearranjo) de cultura na empresa
  • Obtenção de vantagem competitiva, superando seus concorrentes
  • Mudança do modelo de negócio

Fica claro que, de fato, é mudar ou morrer!

Como se preparar para essa transformação?

Acabamos de apresentar que a transformação digital veio para mudar totalmente a maneira como as coisas são feitas em um ambiente corporativo e trazendo com ela, na prática, uma série de ganhos.

Bom, sabe-se que empresas de todos os tamanhos e segmentos têm se beneficiado com a implantação da transformação digital, seja na mudança dos processos de negócios ou na maneira como as pessoas trabalham e se relacionam internamente e, claro, com os clientes.

Porém, tudo isso só será eficiente e não criará cenários ruins para a sua empresa se houver alguns cuidados, já que envolve muitos recursos e mudanças profundas conforme já citamos. Observe os pontos de atenção, conforme segue:

  • Conhecer o patamar tecnológico (identificar se as ferramentas já usadas são adequadas ou se já estão ultrapassadas, e se elas se integram a toda a infraestrutura digital atual)
  • Investir em soluções de ponta (destinar o orçamento de forma a ser bem aproveitado no que diz respeito principalmente à escolha das ferramentas certas que tragam retornos positivos em curto ou médio prazo ao seu negócio)
  • Criar um grupo focado em transformação digital (mobilizar uma equipe de profissionais exclusivamente responsáveis a isso)
  • Ficar sempre atento na estratégia de negócio (iniciar por etapas, modificando primeiro aquelas áreas que estão no cerne estratégico da empresa)
  • Realizar mudanças de forma global e integrada (manter a comunicação constante entre a TI e as demais áreas, contando com contribuições de todos os setores)
  • Fortalecer e firmar a cultura da inovação (exige adaptação da própria empresa para ser efetiva, sendo assim necessário estimular gestores a dar e receber feedbacks dos seus times, e estimular a criação de novos processos e pesquisas de tendências)

Após observar e considerar todas as mudanças que vem junto com a transformação digital, a sua empresa já está pronta para esta nova fase? Pense bem, a tecnologia digital oferece uma riqueza de oportunidades para todos os envolvidos nesta mudança.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!