Os avanços na área de TI e na forma com que a informação hoje em dia passa a ser gerenciada, implica em dependência constante dos ativos por parte de uma empresa. Isso porque a tecnologia já domina espaços organizacionais no mundo todo.
Neste cenário, as empresas procuram por ferramentas ou metodologias capazes de automatizar rotinas, diminuir custos e melhorar índices de inovação. Um investimento não apenas em um setor, mas na empresa como um todo.
É aqui que se aplica a importância do termo governança de TI, que pode ser rapidamente entendido como um conjunto de normas e práticas de gestão de TI na tomada de decisões com o intuito de alcançar objetivos em uma empresa. Confira conosco a sua importância!
A governança de TI consiste em um conjunto de estratégias, políticas e procedimentos com o objetivo de garantir a segurança das informações e a gestão adequada dos recursos aplicando as melhores práticas de TI de acordo com a missão de uma empresa.
Desta forma, percebe-se sua importância como parte fundamental do planejamento estratégico de um negócio. E colocar em prática essa metodologia requer a aplicação de normas estruturadas de forma a alinhar a área de TI com as diretrizes corporativas.
Listamos alguns dos mais conhecidos modelos de referência para a governança de TI, e que têm profundo alcance e influências no mundo todo:
Os modelos de governança envolvem não só aspectos operacionais, como também refletem e influenciam nas questões legais, normas e regulamentações que a empresa necessite ter para cumprir com a lei. Assim, requer a participação tanto de profissionais técnicos e usuário de TI, como também de diretores e gestores, garantindo o envolvimento de todos.
Como vimos, a governança de TI se torna um passo necessário com o intuito de profissionalizar e qualificar sua área de tecnologia. Dessa forma, esse conjunto de boas práticas estruturadas trará uma série de benefícios para a sua empresa.
Confira então abaixo que uma boa gestão pode ajudar ao:
Conforme pudemos observar, fica claro que atender a todos esses conceitos de forma efetiva não é algo trivial e exige planejamento e investimento.
É importante uma análise detalhada da governança de TI na sua companhia, com o intuito de avaliar se os fundamentos estão sendo atendidos e se a utilização da tecnologia está de fato alinhada aos seus objetivos de negócio!
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!